Essa prática tem cinco partes: Louvor a Manjushri, o Guru-Ioga de Je Tsongkhapa, a Autogeração como Heruka, o Ritual de Restauração e Satisfação dos Protetores Gerais e o Ritual de Restauração e Satisfação do Grande Rei Dorje Shugden, sendo que esta última é a prática principal.

Um Protetor do Dharma é uma emanação de um Buda ou de um Bodhisattva, cujas funções principais são afastar os obstáculos externos e internos que impedem o praticante de alcançar realizações espirituais, e propiciar todas as condições necessárias à sua prática.

Os seres de hoje em dia têm uma forte ligação cármica com Dorje Shugden e, por isso, ele é o Protetor do Dharma que melhor pode ajudá-los. Assim, é dito: “Agora é a hora de confiar em Dorje Shugden”. Ele sempre ajuda, guia e protege praticantes puros e devotados, concedendo-lhes bençãos, aumentando sua sabedoria, realizando seus desejos e lhes garantindo o sucesso em todas as suas atividades virtuosas.

Existem muitas sadhanas de Dorje Shugden, curtas e médias, como Joia-Coração e Joia-que-Satisfaz-os-Desejos. Esta sadhana longa denomina-se Kangso em tibetano, o que significa Ritual de Restauração e Satisfação. O Kangso costuma ser praticado mensalmente nos centros de Dharma. Durante esse puja, fazemos fartas oferendas e executamos outras práticas: 1) para satisfazer nosso compromisso-coração de confiar sinceramente no Protetor, considerando-o inseparável de nosso Guru e Yidam, e de praticar o puro Dharma do Lamrim, Lojong e Mahamudra; 2) para restaurar qualquer quebra ou degeneração de nossos compromissos.

Começamos a prática com Louvor a Manjushri, para lembrar que o Guru e o Protetor são, na realidade, emanações do Buda da Sabedoria. Depois, fazemos o Guru-Ioga de Je Tsongkhapa, dissolvemos o Guru em nosso coração e praticamos a Autogeração como Heruka. Então, antes de iniciar a sadhana de Dorje Shugden, convidamos os Protetores do Dharma gerais, como Mahakala, Kalarupa e Kalindewi. O ritual de restauração e satisfação dos protetores em geral está incluído na sadhana de Dorje Shugden.

Mais informações sobre o Guru-Ioga de Je Tsongkhapa e sobre o Protetor do Dharma Dorje Shugden podem ser encontradas no livro Joia-Coração; informações sobre a autogeração como Heruka, no livro Essência do Vajrayana.

 

Geshe Kelsang Gyatso
1993

Como participar.

O Melodioso Tambor Vitorioso em Todas as Direções acontece, geralmente, no dia 29 de cada mês. Por favor, confirme a data em nosso calendário.

Você pode participar presencialmente da Prece