Project Description

“Basta olhar para um Templo com uma mente feliz para que marcas muito positivas fiquem gravadas em nossa mente e, no futuro, gerem paz interior”
Ven. Geshe Kelsang Gyatso

Centro de Meditação Kadampa Brasil
Templo Pela Paz Mundial

Inaugurado em 2010, o Centro de Meditação Kadampa Brasil abriga o maior Templo Budista da Nova Tradição Kadampa do mundo. Localizado em Cabreúva, SP o CMK Brasil tem uma área 73.000 m² de APA (área de proteção ambiental) e, além do Templo Pela Paz Mundial, proporciona locais para retiros individuais, área residencial, cafeteria, livraria, jardins e uma extensa área verde.

O CMK Brasil oferece aulas, meditações guiadas, retiros, minicursos e eventos especiais que são apresentações especiais dos ensinamentos de Buda sobre compaixão e sabedoria e que transmitem, de um modo fácil de compreender e de colocar em prática no nosso cotidiano, a essência dos ensinamentos milenares de Buda.

O Passaporte de Outono é a forma mais fácil, rápida e econômica de participar das mais de 30 atividades que o CMK Brasil oferecerá em maio junho.

Sobre as Aulas com meditação

As aulas com meditação acontecem agora ao vivo, presencialmente e on-line. É o momento onde você pode se conectar com o Templo Pela Paz Mundial, seja aqui ou levando essa paz para dentro da sua casa. Em cada uma das aulas os professores apresentam um ensinamento e conduzem meditações guiadas, esta apresentação prática serve para ajudar os alunos a integrarem a sabedoria milenar dos ensinamentos de Buda ao seu próprio cotidiano, e assim transformar todas as suas experiências do dia a dia em oportunidades para melhorar a sua natureza e qualidades humanas por meio do desenvolvimento da capacidade da sua mente.

Veja nossa programação de aulas com meditação

Aulas presenciais com meditação e tempo livre para passear pelo Templo.
Sábados de maio,
Das 9h às 13h

Além de assistir a uma aula com duração de 1h e meditação guiada, com conselhos budistas muito significativos que te ajudarão a melhorar sua qualidade de vida, seus relacionamentos e sua vida cotidiana de forma geral, você também terá um tempo livre para passear pelo Templo.

Como ser uma pessoa melhor
Sábados de maio,
Das 10h às 11h

Quando desenvolvemos nossas boas qualidades interiores, nos sentimos cada vez mais felizes e em paz. Com mais felicidade e paz interior, temos mais condição de ajudar os outros. Este mês refletiremos, e meditaremos, sobre como nos aprimorar e aumentar nosso equilíbrio, atitude positiva, capacidade de aprender e assim por diante.

O Espelho do Dharma – Meditações para libertar
Quartas de maio e junho,
Das 20h às 21h30

A cada semana, o monge Kelsang Chochin guiará as meditações segundo a apresentação do O Espelho do Dharma, o mais recente livro de Ven. Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche. Uma maravilhosa oportunidade de fazer progresso em nossa prática destas meditações transformadoras.

Liberte-se permanentemente do sofrimento
Sábados de junho,
Das 10h às 11h

Os primeiros ensinamentos de Buda, as “Quatro Nobres Verdades”, foram conselhos práticos sobre o que precisamos saber e fazer para nos libertarmos definitivamente do sofrimento. Nesta série de encontros receberemos estes conselhos, diretamente, e com uma apresentação ainda mais prática e contemporânea.

Sobre os Cursos, Retiros e Aulas Especiais

Os minicursos, retiros e aulas especiais são oportunidades perfeitas para você aprofundar sua compreensão e experiência no caminho espiritual.

Veja nossa programação de retiros, cursos e aulas especiais

Proteção de perigos imediatos
Minicurso, 08 de maio
Das 15h às 19h

Neste minicurso vamos compreender como a prática Libertação da Dor nos protege dos enormes perigos imediatos provocados por nossas aflições mentais como desejo descontrolado, orgulho, inveja e assim por diante. Receberemos comentários detalhados do próprio Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, em uma transmissão oral, de cada parte desta preciosa sadhana.

Independência ou interdependência?
Aula especial, 15 de maio
Das 15h às 16h30

“É mais próximo da verdade nos imaginarmos como uma célula no vasto corpo da vida – distintos, porém intimamente ligados a todos os seres vivos. Não podemos existir sem os outros, e eles, por sua vez, são afetados por tudo o que fazemos.”  – Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

Como ter relações mais harmoniosas
Minicurso, 22 de maio
Das 15h às 17h

Neste minicurso aprenderemos e meditaremos sobre as atitudes, motivadas por sabedoria e compaixão, que melhoram as nossas relações afetivas, familiares, sociais e profissionais. Receberemos conselhos práticos, simples e profundos, que podem nos beneficiar diretamente e àqueles que nos cercam.

30 minutos de Pura Luz
Meditação, de 24 a 28 de maio
Das 08h às 08h30

“A meditação torna a sua mente feliz e positiva”. Simples assim! Durante cinco dias nos encontraremos para meditar juntos, ter mais paz interior e inspiração. Todos são bem-vindos a se unirem de coração nesta atividade simples, rápida e extremamente significativa.
Ao final de cada breve encontro, Gen Drime dará um conselho sobre leitura e responderá uma pergunta por dia.

Uma vida com grande significado
Retiro pós-Festival de Primavera
De 04 a 06 de junho

Neste retiro faremos práticas com breves explicações e meditações guiadas, sobre a “Preces para Meditação” e a “Essência da Boa Fortuna”. Além disso, será possível esclarecer dúvidas nas últimas sessões de cada dia. É um retiro muito adequado para iniciantes e excelente para aqueles que desejam aperfeiçoar a sua prática diária.

Sinta o poder dos mantras
Minicurso, 12 de junho
Das 15h às 17h

Neste minicurso aprenderemos tudo sobre os mantras e a recitação deles. Com esta informação e alguma vivência, conseguiremos extrair grande significado desta prática simples e que pode ser feita em qualquer momento do dia e da noite.

Grande Guia Preliminar de Guru-Ioga (Com Preces de Pedidos)
Retiro
De 19 a 20 de junho

Nestes dois dias de retiro aprenderemos e começaremos esta poderosa prática através da prece “Pedido ao Sagrado Guia Espiritual Venerável Geshe Kelsang Gyatso, de seus Fiéis Discípulos” e da recitação do mantra nominal de Venerável Geshe-la.

30 minutos de Profunda Inspiração
Meditação, 21 a 25 de junho
Das 08h às 08h30

“Essa meditação respiratória muito especial combina manter-se consciente da respiração com a recitação de mantra” promovendo muitos benefícios.
Ao final de cada breve encontro, Gen Drime dará um conselho sobre leitura e responderá uma pergunta por dia.

Cerimônia de Refúgio Mahayana
Cerimônia especial, 26 de junho
Das 15h às 17h

Nestes tempos de tantos desafios, todos precisam ter suas mentes – seus corações espirituais – mais profundamente inspirados e fortalecidos. Além disso, é sempre bom contar com amigos de caminhada, que dão bom exemplo e nos acolhem.

Conheça nossos alunos

Eu adoro o passaporte, as aulas são ótimas e a transmissão também. Gosto de todas as atividades. Super indico. Acredito que as pessoas precisam tirar um tempo para focar no desenvolvimento espiritual. É bem importante.

Cinthia Garbim, Sorocaba, SP

O Passaporte pela Paz, na minha opinião, é a maneira mais prática de acompanhar as atividades do CMK Brasil. Como sempre há muitas atividades enriquecedoras, tenho acesso a todas de uma vez, sem precisar me preocupar com as inscrições.

Aprendi a meditar com os budistas Kadampa – e continuo aprendendo. 😉 A meditação é um divisor de águas na minha vida, ainda mais quando associada aos ensinamentos budistas transmitidos de forma tão prática e concreta. Encontro mais paz interior, força para os desafios, amor para o caminho. Sinto, por todos/as e cada um/a, uma gratidão infinita!

Fernanda Veneu, Rio de Janeiro, RJ

Eu indico o Passaporte pela oportunidade que ele representa de termos esse contato próximo e diário com os ensinamentos e com as práticas preciosas, estando em qualquer lugar, inclusive em nossa casa.

A paz mental e a clareza para agir e tomar decisões benéficas no dia a dia que sinto com o auxilio da prática diária e com a contemplação dos ensinamentos é incomparavelmente superior em comparação à momentos de ausência 

Caio Vitor Said Torres, Fortaleza, CE

Experiência muito positiva e gratificante. Permite manter contato com os ensinamentos budistas mesmo com pouca disponibilidade de tempo. [As aulas] São conselhos práticos úteis para qualquer pessoa, independente da religião ou estilo de vida.

Nathalia C. A. Pinho, Monte Sião, MG

Minha filha caçula é budista e foi ela que me deu de presente esses passaportes e eu amei, era tudo que eu queria. Sou católica, mas os ensinamentos budistas que me ajudaram a entender muitas coisas.

As vezes estou meio atrapalhada, triste com essa pandemia, não podendo estar com minha família. Vou, medito, faço orações, assisto aulas dos queridos monges Drime e Cochin e melhoro bem.

Celia Ballerini Portela, Lorena, SP

Uma excelente experiência. Ao mesclar diferentes atividades dentro de um período razoável de tempo, possibilita ao aluno uma visão abrangente do budismo mahayana. Os diferentes horários e programas oferecem flexibilidade ao aluno.

O pacote oferece uma experiência mais longa para o aluno. Como as atividades já estão disponíveis, talvez as pessoas se sintam mais motivadas a participar.

Rafael Fávaro, Jundiaí, SP

Ouvir, contemplar e meditar nos ensinamentos realmente nos faz interagir de maneira diferente com as questões do dia a dia. Com mais paciência e aceitação.

Como já tenho 74 anos, minhas amizades também já têm certa idade e com suas convicções muito arraigadas e não estão abertas para novas experiências.

Eu estava numa busca interior até conhecer o budismo há 10 anos e o budismo kadampa revelou um mundo novo para mim.

Maria Lúcia Freire de Paula, Taubaté, SP

Tem me ajudado muito a desenvolver resiliência, disciplina e esforço.  As práticas me deixam mais energizada. 

A maneira como apresentam tudo, com incrível didática, me ajuda no entendimento claro dos assuntos abordados, e o cronograma, temas, instrutores trazem um enorme conhecimento, que está me auxiliando no meu crescimento interior.  

Renata Pellegrini Armbruster , Campinas, SP