Uma prática especial de purificação.

A prática de tomar e manter os Oito Preceitos Mahayana é uma prática especial de disciplina moral que é feita com a motivação de bodhichitta – o supremo bom-coração. A essência da prática é tomar os oito preceitos e mantê-los puramente por um período de vinte e quatro horas. Se as fizermos com frequência, iremos nos familiarizar com a prática de disciplina moral e, por meio disso, tornar nossa vida humana significativa.

Recebemos muitos benefícios excelentes por praticar disciplina moral desse modo. Essa prática nos ajuda a solucionar os problemas desta vida ao nos fazer evitar as causas de sofrimento, cria as causas para que tomemos renascimentos afortunados em vidas futuras e, por meio disso, nos protege dos sofrimentos do renascimento inferior. Em particular, essa prática é muito poderosa para purificar carma negativo, porque é executada com a motivação de bodhichitta. Essa prática acumula uma vasta coleção de mérito e cria a causa para obtermos a insuperável felicidade da iluminação.

Primeiramente, precisamos receber esses preceitos de um Preceptor qualificado e, depois, podemos tomá-los por nossa própria conta com a frequência que desejarmos. Se desejamos extrair a essência desta preciosa vida humana, devemos nos empenhar nesta prática sempre que possível.

Geshe Kelsang Gyatso
1991

Como participar.

O Vida Pura acontece, geralmente, no dia 15 de cada mês. Por favor, confirme a data em nosso calendário.

Quando tomamos os Oito Preceitos Mahayana, prometemos explicitamente nos abster durante 24 horas das oito seguintes ações:

  1. Matar;
  2. Roubar;
  3. Atividade sexual;
  4. Mentir;
  5. Tomar tóxicos;
  6. Comer depois do almoço;
  7. Sentar-se em tronos ou assentos elevados e luxuosos;
  8. Usar ornamentos, perfume etc. e cantar, dançar etc.

Estes oito pontos são, contudo, simplesmente simbólicos, pois na realidade prometemos nos abster de todas as ações não-virtuosas por 24 horas.

Tomar e guardar esses preceitos é uma prática especial de purificação. Buda compreendeu que todo o sofrimento dos seres humanos provém do carma negativo anterior desses seres; assim, ele ensinou práticas especiais para purificar carma negativo. Portanto, precisamos confiar no método habilidoso de Buda para purificar nosso carma negativo. Esta prática é muito simples e só dura um dia; mas ela acarreta resultados enormes.

Assista o vídeo abaixo para ver as orientações do professor residente o monge Gen Kelsang Drime, e em caso de dúvidas mande um e-mail para ele no [email protected].