Todos são bem vindos!

Conheça o maior Templo Budista Kadampa do mundo!

Um lugar exuberante e inspirador localizado em Cabreúva/SP na Serra do Japi, que proporciona uma imersão de paz interior, onde é possível relaxar, aprender sobre budismo e meditação, participar de programas de estudo, cursos e retiros espirituais, fazer voluntariado ou simplesmente desfrutar um ponto turístico incrível no interior de São Paulo.

Como visitar o Templo Budista Kadampa?

Como visitar o Templo Budista Kadampa?

O que eu vou encontrar no Templo Budista Kadampa?

O que eu vou encontrar no Templo Budista Kadampa?

Comunidade acolhedora

Livraria e artigos budistas

Serra do Japi e jardins

Estátuas e símbolos budistas

Monges
budistas

Relaxamento e paz interior

Templo pela Paz Mundial em Cabreúva/SP

Templo pela paz mundial em Cabreúva/SP

Se você está procurando lugares para ir em SP ou pontos turísticos significativos, não deixe de visitar o Templo e desfrute uma experiência agradável, inesquecível.

Que tal ter uma imersão de paz interior?

Que tal uma imersão de paz interior?

O Templo Pela Paz Mundial é o local perfeito para uma breve experiência ou imersão de paz interior. Em um final de semana, com atividades de meditação e conselhos práticos da filosofia de vida budista, é possível desenvolver uma vivência mais profunda de um novo ritmo e estilo de vida.

Depoimentos

Depoimentos

Sempre que estiver procurando um lugar para sentir paz interior, lembre-se do Templo da Paz Mundial. É muito perto da capital, tem um ambiente muito acolhedor, uma paisagem incrível e tudo lá é muito lindo. É uma terra pura. Das vezes que estive lá eu colecionei memórias inesquecíveis.
Almerissa
Um oásis dentro da nossa realidade tão cheia de demandas em relação a espaço tempo e performance. O templo é um dos muitos construídos no mundo em nome da paz mundial.
O templo é lindo, o local em que está situado maravilhoso e a recepção perfeita.
Sonia P.
Um lugar lindo de muita paz e tranquilidade. Construído aos pés da Serra do Japi, vista maravilhosa e pessoas que te recebem com um sorriso no rosto.
Tivemos a oportunidade de realizar meditação dentro do templo, experiência inesquecível.
Cintia P.

Um Templo pela Paz Mundial

O Centro de Meditação Kadampa Brasil é atualmente o maior Templo budista pela Paz Mundial no mundo. É um lugar exuberante e inspirador que surgiu da visão e intenção puras de Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, um monge tibetano que nos trouxe os milenares ensinamentos budistas numa apresentação clara e moderna, sem perder sua essência. O Templo é um verdadeiro presente para as gerações futuras, para que cada ser vivo encontre ensinamentos de Buda e práticas de meditação rumo à felicidade e libertação do sofrimento.

Além de um lindo ponto turístico em Cabreúva, o Templo budista Kadampa fica próximo a São Paulo, com diversas opções de transporte. Saiba como chegar! É um lugar com uma arquitetura única, com diversas estátuas de Budas como Buda Shakyamuni, Tara Verde, Avalokiteshvara, Dorje Shugden, Je Tsongkhapa, entre outros; e também muitos símbolos budistas auspiciosos, como a Roda do Dharma e o Precioso Lótus, além de livros para todos entenderem melhor sobre a religião budista, o que é budismo e quem foi Buda.

Se você está procurando lugares para ir em SP ou pontos turísticos, não deixe de visitar o Templo e viver uma experiência agradável e significativa.

templo budista para visitação

Profundo significado espiritual

A arquitetura do Templo, seu simbolismo e sua arte original conferem uma beleza que acalma nossas mentes e têm um profundo significado espiritual. O Templo é considerado pelos praticantes kadampas um objeto sagrado que nos inspira a alcançar paz interior e exterior.

Este é o terceiro Templo Budista Kadampa com arquitetura tradicional construído como parte do Projeto Internacional de Templos da Nova Tradição Kadampa. Nesse estilo, é maior templo construído até hoje.

O Templo foi projetado e construído sob a orientação de Geshe Kelsang Gyatso Rimpoche e representa a mansão celestial de Buda Heruka, o Buda da Compaixão. O desenho também representa todas as etapas do caminho espiritual. Apenas vê-lo, nos lembra que temos o potencial de melhorar nossa natureza e qualidades humanas por meio do desenvolvimento da capacidade de nossa mente.

À medida que nos aproximamos do Templo, podemos ver os Vajras dourados de cinco hastes, sobre o telhado. O Vajra simboliza as cinco sabedorias de um ser iluminado, a aquisição espiritual suprema e a conclusão do caminho espiritual (ou iluminação).

Ao redor das paredes internas do Templo, há três conjuntos de deusas-conhecimento. As suas maneiras alegres significam a liberdade completa e a felicidade e alegria puras experienciadas por aqueles que se libertaram de todas as obstruções mentais através de concluírem os caminhos espirituais supremos.

No centro do Templo está a torre do lanternim. A vasta Roda do Dharma contém escrituras preciosas simbolizando os ensinamentos de Buda difundindo-se por todo o mundo. É dito que os ensinamentos de Buda são como uma preciosa roda porque, onde quer que eles se difundam, as pessoas têm a oportunidade para controlar as suas mentes por meio de colocarem esses ensinamentos em prática.

Venha desfrutar os benefícios - aulas, voluntariado e retiros

O Centro de Meditação Kadampa Brasil tem como objetivo principal compartilhar uma apresentação prática especial sobre como praticar os ensinamentos de Buda, ou Dharma, em nosso cotidiano – esta é a própria essência do Budismo Kadampa moderno. Todas as pessoas são bem-vindas a desfrutar este lugar abençoado e tranquilo na Serra do Japi, onde é possível relaxar, aprender sobre budismo e meditação, participar de programas de estudo, cursos e retiros espirituais, além de fazer voluntariado.

Venha Desfrutar dos Benefícios (aulas, voluntariado e retiros)

Com isso você poderá transformar a sua vida em um caminho espiritual alegre, identificando corretamente como abandonar suas aflições mentais, tais como a raiva, a ansiedade, o desejo descontrolado – ou apego – e a ignorância, e como cultivar as mentes virtuosas de amor, compaixão e sabedoria. Desta maneira, você poderá solucionar seus problemas diários e realizar o verdadeiro significado da vida humana.

Para realizar isso, apresentamos diversas oportunidades para que você possa ouvir, contemplar e meditar sobre estas instruções que, apesar de terem 2.600 anos, continuam tão úteis e atuais.

Visitação ao Templo Budista

Inaugurado em 2010, o Centro de Meditação Kadampa Brasil abriga o maior Templo Budista da Nova Tradição Kadampa do mundo. Localizado em Cabreúva, SP o CMK Brasil tem uma área 73.000 m² de APA (área de proteção ambiental) e, além do Templo Pela Paz Mundial, proporciona locais para retiros individuais, área residencial, cafeteria, livraria, jardins e uma extensa área verde.

O CMK Brasil oferece uma programação especial para visitas de grupos de turismo, escolas ou associações.

  • Aula com meditação – uma oportunidade de receber conselhos práticos baseados nos ensinamentos budistas para ter mais paz e experimentar uma meditação guiada.
  • Visita guiada ao Templo – uma explicação do significado das obras de arte e arquitetura do Templo e dos aspectos principais da filosofia de vida budista kadampa.
  • Convívio significativo – em nosso Café pela Paz Mundial, com oportunidade de fazer perguntas ao professor e provar delícias vegetarianas como a famosa “flor de tomate”.
  • Visita à loja – onde você pode encontrar livros, artigos budistas e presentes como incensos, camisetas, etc.
  • Tempo livre – para visitar os jardins, relaxar no gramado e contemplar a beleza da Serra do Japi, considerada reserva da biosfera. Aproveite para tirar foto na árvore Bodhi, a mesma espécie de árvore onde Buda Shakyamuni alcançou a iluminação.
  • Sábados e Domingos
  • Manhã– das 09h às 13h.
    Tarde – das 14h às 17h

Meditações guiadas

Em nossas visitações públicas nas tardes de fim de semana e em feriados você terá a oportunidade de fazer um meditação guiada presencial gratuita.

Aulas com meditação

Nestas aulas, o professor prepara uma apresentação especial dos ensinamentos de Buda, o Dharma, mostrando o quanto estas instruções são fáceis de serem compreendidas e praticadas por qualquer pessoa, budista ou não. Além de ensinamentos budistas, o professor conduz duas meditações guiadas por aula. Esta é a melhor forma de você conhecer o Estilo de Vida Kadampa!

templo a noite

Programa de estudos

O programa de estudo, presencial ou on-line, oferece uma oportunidade de aprofundar nossa compreensão e experiência do Budismo por meio do estudo sistemático de um dos livros de Venerável Geshe Kelsang Gyatso.

Cursos especiais

Estes cursos especiais são encontros, presenciais e on-line, onde o professor apresenta explicações mais detalhadas sobre um tema relevante.

Retiros

O Templo Pela Paz Mundial é um local perfeito para fazer retiros e ter uma imersão de paz. Integrado à Serra do Japi, é um local calmo e silencioso. Oferecemos acomodações confortáveis, 3 refeições vegetarianas por dia e um programa de ensinamentos e meditações que são úteis para todos, budistas ou não.

Preces em grupo

Preces feitas por um grupo numeroso de praticantes são, em geral, muito poderosas e não podem ser comparadas às que são realizadas por uma ou duas pessoas. As escrituras trazem a analogia de uma vassoura: se tentarmos varrer o chão usando alguns poucos ramos de piaçava, não progrediremos muito; mas, se juntarmos ramos suficientes para fazer uma vassoura, seremos bem-sucedidos.

Livraria & Loja

Na Livraria & Loja do Templo você encontra livros budistas, sadanas, preces, meditações guiadas, imagens, objetos de ritual e acessórios de meditação que vão contribuir para sua prática espiritual.

A loja também oferece uma variedade de presentes e lembranças do Templo pela Paz Mundial, como canecas, camisetas e ímãs de geladeira.

Café Pela Paz Mundial

Localizado em um espaçoso quiosque com vista para a Serra do Japi, o Café pela Paz Mundial é o ambiente perfeito para conviver com os amigos no intervalo das aulas e desfrutar de um ambiente de paz em meio à natureza.

Experimente os salgados especiais vegetarianos e veganos, como a coxinha de cogumelos e a flor de tomate, além de deliciosas opções de doces e variedades de café.

Todos os recursos arrecadados no Café pela Paz Mundial são destinados à manutenção do Centro de Meditação Kadampa Brasil e o excedente é destinado ao Projeto Internacional de Templos.

Fundador

Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche foi um mestre de meditação e erudito altamente respeitado da tradição do Budismo Mahayana, fundada pelo grande mestre Je Tsongkhapa (Lama Losang Thubwang Dorjechang).

monge budista no brasil

Geshe-la, como é afetuosamente chamado por seus alunos, foi o principal responsável pelo reflorescimento mundial do Budismo Kadampa em nossos tempos.

Nascido em 1931, estudou nas grandes universidades monásticas do Tibete onde recebeu o título de “Geshe” que, literalmente, significa “amigo espiritual”. Sob a orientação de seu Guia Espiritual, Vajradhara Trijang Rinpoche, Geshe-la passou os dezoito anos seguintes em retiros de meditação nos Himalaias.

Em 1977, Venerável Geshe-la aceitou um convite para ensinar no Centro de Meditação Kadampa Manjushri, na Inglaterra, onde viveu por muitos anos dando ensinamentos e orientações a um grupo de discípulos cada vez maior. Publicou 23 notáveis livros em que apresenta o Budismo Moderno, uma forma moderna e acessível de compreender e praticar os ensinamentos de Buda; estabeleceu três programas de estudo aprofundado; fundou mais de mil Centros de meditação ao redor do mundo; formou professores de Budismo Moderno qualificados; deu origem a uma comunidade de Sangha ordenada (monges e monjas); e estabeleceu o Projeto Internacional de Templos para possibilitar a construção de Templos e Centros Budistas Kadampa por todo o mundo. Que impressionante sua bondade e nossa boa fortuna!

Ensinando através do exemplo

Em seus ensinamentos, Venerável Geshe-la enfatiza a importância da meditação e como aplicá-la na vida diária, a necessidade de ser verdadeiramente feliz e como cultivar um bom coração para ajudar os outros. Ele demonstra estas qualidades perfeitamente em sua própria vida.

Com sua humildade, este extraordinário mestre inspirou milhares de pessoas de diferentes países e culturas porque ensinou, sobretudo, com seu exemplo.

Gen Kelsang Drime

gen drimeMonge Gen Kelsang Drime é o Professor Residente do CMK Brasil. Ele é discípulo de Venerável Geshe Kelsang Gyatso há mais de 15 anos, e tem trabalhado incansavelmente para estabelecer o Budismo Kadampa no Brasil.

Foi Professor Residente do CMK Rio de Janeiro por 10 anos; no CMK Brasil, dá aulas com Meditação no Programa Geral e no Programa de Estudo e Meditação com Regularidade, além de conduzir Cursos e Retiros no CMK Brasil e outras atividades em diversas cidades brasileiras.

Seu bom humor, clareza, praticidade, trabalho conjunto e esforço contínuo para que cada vez mais pessoas tenham paz são contagiantes.

Atividades

  • Aulas, Cursos e Eventos Especiais
  • Programas de Estudo e Meditação com Regularidade
  • Aulas on-line
  • Descansar & Refletir
  • Uma semana de Paz e Meditação
  • Uma imersão de paz interior
  • Retiros
  • Preces cantadas
  • Atividades gratuitas