Fundador

Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche

Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche é um mestre de meditação e erudito altamente respeitado da tradição do Budismo Mahayana, fundada pelo grande mestre Je Tsongkhapa.

Geshe-la, como é afetuosamente chamado por seus alunos, é o principal responsável pelo reflorescimento mundial do Budismo Kadampa em nossos tempos.

Nascido em 1931, estudou nas grandes universidades monásticas do Tibete onde recebeu o título de “Geshe” que, literalmente, significa “amigo espiritual”. Sob a orientação de seu Guia Espiritual, Vajradhara Trijang Rinpoche, Geshe-la passou os dezoito anos seguintes em retiros de meditação nos Himalaias.

Em 1977, Venerável Geshe-la aceitou um convite para ensinar no Centro de Meditação Kadampa Manjushri, na Inglaterra, onde viveu por muitos anos dando ensinamentos e orientações a um grupo de discípulos cada vez maior. Desde que mudou para o ocidente, tem ensinado o Budismo Kadampa Moderno no mundo todo.

Dentre suas obras mais importantes: publicou 23 notáveis livros em que apresenta o Budismo Moderno, uma forma moderna e acessível de compreender e praticar os ensinamentos de Buda; estabeleceu três programas de estudo aprofundado; fundou mais de mil Centros de meditação ao redor do mundo; formou professores de Budismo Moderno qualificados; deu origem a uma comunidade de Sangha ordenada (monges e monjas); e estabeleceu o Projeto Internacional de Templos para possibilitar a construção de Templos e Centros Budistas Kadampa por todo o mundo. Que impressionante sua bondade e nossa boa fortuna!

Em seus ensinamentos, Venerável Geshe-la enfatiza a importância da meditação e como aplicá-la na vida diária, a necessidade de ser verdadeiramente feliz e como cultivar um bom coração para ajudar os outros. Ele demonstra estas qualidades perfeitamente em sua própria vida.

Este extraordinário mestre inspira milhares de pessoas de diferentes países e culturas porque ensina, sobretudo, com seu exemplo.

Geshe-la é um humilde monge budista dedicado a ajudar pessoas do mundo todo a encontrar felicidade verdadeira em seus corações.

Diretores Espirituais

Gen-la Kelsang Dekyong

Gen-la Kelsang Dekyong é a Diretora Espiritual Geral da Nova Tradição Kadampa (NKT-IKBU) e Professora Residente do Centro de Meditação Kadampa Manjushri, o centro-mãe do Budismo Kadampa em Ulverston, no norte da Inglaterra.

Gen-la Dekyong tem estudado e praticado o Budismo Kadampa por muitos anos sob a orientação de seu Guia Espiritual, o Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

Como uma de suas discípulas mais próximas, as aulas de Gen-la Dekyong, bem como seu bom humor e bondade, exemplificam a essência do estilo de vida Kadampa. Ela tem dedicado sua vida para ajudar a promover o desenvolvimento do Budismo Kadampa por todo o mundo.

Tanto Gen-la Dekyong, quanto Gen-la Jampa, viajam internacionalmente para dar ensinamentos e conceder iniciações nos Festivais Nacionais e Internacionais da Nova Tradição Kadampa.

Gen-la Kelsang Jampa

Gen-la Kelsang Jampa é o Vice-Diretor Espiritual da Nova Tradição Kadampa (NKT-IKBU) e Professor Residente do Centro Internacional de Retiros Kadampa Grand Canyon, no Arizona (EUA).

Como um dos professores senior da NKT, Gen-la Jampa tem sido um discípulo do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche por muitos anos. Sob sua orientação, tem dado ensinamentos em muitos Centros e eventos Kadampa por todo o mundo.

Gen-la é um professor de budismo internacionalmente reconhecido, muito admirado por seus ensinamentos claros e inspiradores, e pela sua habilidade de tocar os corações das pessoas com sua sinceridade e bondade amorosa.

Gen Kelsang Mudita

Gen Kelsang Mudita é a Diretora Espiritual Nacional do Brasil e Professora Residente do CMK Mahabodhi, em São Paulo.

É discípula do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche há longos anos. Durante sua vida espiritual tem ajudado diretamente o desenvolvimento da Nova Tradição Kadampa. Em 2012 fez parte do Programa Especial de Formação de Professores na Inglaterra (KMC Manjushri), onde recebeu treinamento intensivo sobre os ensinamentos do livro “Budismo Moderno” diretamente de Gen-la Dekyong, nossa Diretora Espiritual Geral.

Gen Mudita é conhecida por sua alegria e energia contagiantes. Essas características fazem com que suas aulas sejam leves, práticas e profundas.