Uma maneira especial de confiar num Guia Espiritual.

Oferenda ao Guia Espiritual, ou Lama Chöpa em tibetano, é um guru ioga especial de Je Tsongkhapa associado ao tantra ioga superior. Ele foi compilado pelo I Panchen Lama, Losang Chökyi Gyaltsen, como uma prática preliminar para o mahamudra vajrayana. A prática principal é confiar no Guia Espiritual, mas inclui também todas as práticas essenciais das etapas do caminho à iluminação, Lamrim, e do treino da mente, Lojong, bem como as práticas do estágio de geração e de conclusão do tantra ioga superior.

A essência do Guru ioga consiste em gerarmos uma firme convicção de que nosso Guia Espiritual é um Buda, fazer prostrações, oferendas e pedidos sinceros a ele ou ela e, então, recebermos suas profundas bençãos. De acordo com este guru ioga, Oferenda ao Guia Espiritual, devemos gerar a convicção de que nosso Guia Espiritual e Je Tsongkhapa são a mesma natureza.

Confiando em Je Tsongkhapa, nossa compaixão, sabedoria e poder espiritual naturalmente aumentam. Especialmente porque Je Tsongkhapa é uma emanação de Manjushri, o Buda da Sabedoria, seus seguidores sinceros nunca experimentam dificuldades para aumentar sua sabedoria. Esta prática traz muitos outros benefícios, explicados no livro Grande tesouro de mérito, um comentário completo ao guru ioga Oferenda ao Guia Espiritual.

Podemos praticar Oferenda ao Guia Espiritual sozinhos todos os dias, mas há dois dias especiais do mês – dia 10 e 25 – em que devemos fazê-los juntos e com uma oferenda-tsog.