Um programa de estudos especialmente adequado à vida moderna

Agenda

Terças-feiras, das 20h às 22h

Você pode participar das aulas presencialmente ou remotamente, pois elas são transmitidas ao vivo. Para os alunos matriculados no programa regular, as aulas ficam no ar por uma semana.


Preços e benefícios

Valor do semestre:
R$ 180,00 – 6x no cartão de crédito
R$ 972,00 – à vista com desconto

Além das aulas do Programa Fundamental, esta contribuição dá acesso, por seis meses, ao programa de benefícios Amigos do Templo, que inclui:

– Acesso presencial livre a todas as aulas com meditação, minicursos e eventos especiais.

– Acesso on-line, ao vivo, às preces e demais aulas com o Professor Residente (veja aqui todas as atividades programadas para transmissão).

– Desconto de 30% em iniciações.

Programa Fundamental – O que é o estudo e meditação com regularidade?

O Programa Fundamental é uma proposta de estudo e meditação com regularidade, com base nos livros de Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche. As aulas são direcionadas para aprofundar sua compreensão dos ensinamentos de Buda e tornar sua prática de meditação cada vez mais constante e qualificada. O Programa Fundamental oferece uma oportunidade de aprofundar nossa compreensão e experiência do Budismo por meio do estudo sistemático de um livro específico, o que nos proporciona vários benefícios, dentre eles:

  1. Estabelecer uma rotina de reflexão e meditação que nos fortalecerão como pessoa e nos capacitará a beneficiar os outros;
  2. Ter um acompanhamento permanente de um Professor Kadampa qualificado com quem é possível conversar e receber orientações quanto a nossa prática pessoal;
  3. Conviver com pessoas que reconhecem e confiam em um caminho interior como forma de aperfeiçoamento pessoal;
  4. Aprofundar nossa compreensão e esclarecer dúvidas nos debates em grupo que acontecem ao final de cada capítulo.

Livro estudado: Novo coração de sabedoria

Ensinamentos profundos vindos do coração de Buda

Ao revelar o profundo significado do coração dos ensinamentos de Buda – os Sutras Perfeição de Sabedoria – este livro mostra como podemos alcançar felicidade pura e duradoura através do desenvolvimento de compaixão universal e sabedoria. Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche mostra como todos os nossos problemas e sofrimentos vêm da nossa ignorância da natureza última das coisas, e como nós podemos abandonar esta ignorância e vir a desfrutar de felicidade pura e duradoura, desenvolvendo uma sabedoria especial associada à compaixão por todos os seres vivos.

Conheça o professor

Gen Kelsang Drime

Monge Gen Kelsang Drime é o Professor Residente do CMK Brasil. Ele é discípulo de Venerável Geshe Kelsang Gyatso há mais de 15 anos e tem trabalhado incansavelmente para estabelecer o Budismo Kadampa no Brasil. Foi Professor Residente do CMK Rio de Janeiro por 10 anos; no CMK Brasil, dá aulas com meditação no Programa geral e no Programa de estudo e meditação com regularidade, além de conduzir cursos e retiros no CMK Brasil e em diversas cidades brasileiras. Seu bom humor, clareza, praticidade, trabalho conjunto e esforço contínuo para que cada vez mais pessoas tenham paz são contagiantes.

Saiba mais

Por que fazer o Programa Fundamental?

É muito mais do que iniciar ou terminar um livro. Fazer parte deste precioso programa de estudos é a melhor maneira de progredirmos rapidamente, nos tornando pessoas mais equilibradas e positivas. É uma preciosa oportunidade de aplicar o Dharma ao nosso dia a dia, encontrar amigos para compartilhar experiências e viver progressos espirituais.

Como são as aulas?

No CMK Brasil, as aulas são conduzidas pelo Professor Residente, Gen Kelsang Drime. É ele quem faz a transmissão oral das bênçãos da linhagem, tece comentários a pontos relevantes do texto estudado e conduz uma meditação. Para aprofundar os conteúdos, os alunos discutem os ensinamentos, em duplas e em grupo, exercitam a memória e desenvolvem a capacidade de ouvir e refletir, aumentando seu poder de concentração meditativa.

Três razões pelas quais precisamos estudar e praticar os ensinamentos de Buda:

Desenvolver nossa sabedoria;

Cultivar um bom coração;

Desenvolver e manter um estado mental pacífico.

Se não nos empenharmos em desenvolver nossa sabedoria, sempre permaneceremos ignorantes da verdade última – a verdadeira natureza da realidade. Embora desejemos felicidade, nossa ignorância nos leva a cometer ações não-virtuosas, que são a causa principal de todo o nosso sofrimento.

Se não cultivarmos um bom coração, nossa motivação egoísta destruirá a harmonia e as boas relações que temos com os outros. Não teremos paz nem chance de obter felicidade pura. Sem paz interior, a paz exterior é impossível.

Se não mantivermos um estado mental pacífico, não seremos felizes, mesmo que tenhamos condições ideais. Por outro lado, quando nossa mente está pacífica, somos felizes, ainda que as condições exteriores sejam desagradáveis.

Portanto, o desenvolvimento dessas qualidades é da maior importância para nossa felicidade diária.