Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche é um mestre de meditação e erudito altamente respeitado da tradição do Budismo Mahayana, fundada pelo grande mestre Je Tsongkhapa.

Geshe-la, como é afetuosamente chamado por seus alunos, é o principal responsável pelo reflorescimento mundial do Budismo Kadampa em nossos tempos.

Nascido em 1931, estudou nas grandes universidades monásticas do Tibete onde recebeu o título de “Geshe” que, literalmente, significa “amigo espiritual”. Sob a orientação de seu Guia Espiritual, Vajradhara Trijang Rinpoche, Geshe-la passou os dezoito anos seguintes em retiros de meditação nos Himalaias.

Em 1977, Venerável Geshe-la aceitou um convite para ensinar no Centro de Meditação Kadampa Manjushri, na Inglaterra, onde viveu por muitos anos dando ensinamentos e orientações a um grupo de discípulos cada vez maior. Desde que mudou para o ocidente, tem ensinado o Budismo Kadampa Moderno no mundo todo.

Dentre suas obras mais importantes: publicou 23 notáveis livros em que apresenta o Budismo Moderno, uma forma moderna e acessível de compreender e praticar os ensinamentos de Buda; estabeleceu três programas de estudo aprofundado; fundou mais de mil Centros de meditação ao redor do mundo; formou professores de Budismo Moderno qualificados; deu origem a uma comunidade de Sangha ordenada (monges e monjas); e estabeleceu o Projeto Internacional de Templos para possibilitar a construção de Templos e Centros Budistas Kadampa por todo o mundo. Que impressionante sua bondade e nossa boa fortuna!

Em seus ensinamentos, Venerável Geshe-la enfatiza a importância da meditação e como aplicá-la na vida diária, a necessidade de ser verdadeiramente feliz e como cultivar um bom coração para ajudar os outros. Ele demonstra estas qualidades perfeitamente em sua própria vida.

Este extraordinário mestre inspira milhares de pessoas de diferentes países e culturas porque ensina, sobretudo, com seu exemplo.

Geshe-la é um humilde monge budista dedicado a ajudar pessoas do mundo todo a encontrar felicidade verdadeira em seus corações.